Nossa História

Nossa história começa numa tarde de domingo em Boston USA, enquanto a maioria dos membros da igreja dormia para o repouso merecido do fim de semana, o professor de uma classe de jovens resolveu ir visitar os seus novos membros. Numa destas visitas foi à casa de um rapaz que trabalhava com ele numa loja de sapatos. O nome deste rapaz era Mood. Mood aceitou o desafio de viver para a glória de Deus e se converteu. Tornou-se um bom pregador e como evangelista foi para Inglaterra numa cruzada de evangelização. Após pregar em vários lugares, foi convidado para ir à casa de um milionário pregar para seus familiares e amigos. Na ocasião o filho dele, Carlos Studd, que era um famoso jogador de Cricket (esporte muito praticado na Inglaterra, como o futebol para nós), se converteu.

 

Carlos foi crescendo na fé após várias experiências com o Senhor. Herdeiro de toda a fortuna após a morte do pai doou tudo para missões e se tornou um missionário, vivendo pela fé. Primeiramente na China depois na Índia e por fim no coração da África, com uma de suas filhas e o marido dela Norman Grubb, que trabalhava e se espelhava nele.

 

Depois da morte de Studd, Norman assumiu a agência missionária e resolveu sair pelo mundo recrutando voluntários. Em 1943 foi aos Estados Unidos, e em Minneapolis, numa igreja com apenas 16 membros, lançou o desafio e foi unanimemente aceito. O pastor Ted Hegre, a esposa e a igreja, resolveram vender todos os seus bens e aplicar tudo para chamar, treinar, enviar e sustentar 100 missionários em todo o mundo. Nascia assim em 1945 o primeiro Seminário Betânia.

 

Doze anos depois, em meados de 1957, foram matriculados dentre os muitos alunos um jovem chamado Larry Darby e a jovem Elizabeth. Durante o curso ficaram conhecendo melhor um ao outro, se casaram em 20 de Dezembro de 1959. Seis meses depois, em Julho de 1960, formaram-se e foram para o Instituto de Línguas de North Dakota, onde se prepararam transculturalmente para fazerem missões em Nova Guiné na Oceania. De lá seguiram para uma igreja em Lynn Lake – Canadá e depois para Filadélfia – USA pela missão WEC-Amém, onde se organizavam para preencher seu alvo missionário. Ali recebeu o convite para o Brasil ao invés de Nova Guiné, o que, após relutarem um pouco, tomaram um avião rumo à América do Sul e não para Oceania.

 

Desembarcaram em 31 de janeiro de 1962 no Brasil e foram morar em Belo Horizonte – MG no prédio da Igreja Batista da Lagoinha com o Pastor José Rego do Nascimento. A Srª Elizabeth já estava esperando o seu primeiro filho, Davi, que nasceu no meio daquele ano. Dois anos mais tarde rumaram para Coronel Fabriciano no interior do estado, onde tiveram o 2º filho. Daniel, em 1964, e em 1969, após o nascimento do 3º filho, Donaldo, junto com mais cinco pessoas e doze galinhas para seu sustento, iniciaram o Seminário Betânia de Fabriciano, onde permaneceram por vinte e oito anos.

 

Mesmo sem conhecer todos os porquês, chegaram em Guarapari-ES em 1990, e começaram a trabalhar com um grupo de surfistas que tinha acabado de conhecer a Jesus e iniciaram o que está conhecido como “Surfistas de Cristo-SDC”.

 

Em 1994, sempre com a visão de fazer discípulos, e mesmo sendo uma igreja recém formada não possuindo muitos recursos, enviaram 26 alunos para os Seminários Betânia em: Coronel Fabriciano-MG, Altônia-PR, e Camaquã-RS. Destes, dez pessoas voltaram para trabalhar diretamente com a igreja em Guarapari, e em 1999 iniciaram a primeira turma do “Seminário Evangélico Servos de Cristo – SDC”.

 

Dezoito anos depois, dos alunos formados aqui em Guarapari, o seminário se multiplicou em treze seminários no Brasil (mais de 400 alunos matriculados), e mais seis em outros países:

Guarapari – ES / Pr. Geovani de Jesus;

Caxias do Sul – RS / Pr. Marcos;

Curitiba – PR / Pr. Quesley;

Juiz de Fora – MG / Pr. César;

Florianópolis – SC / Pr. Philipe Vassoler;

Sinop – MT / Pr. Jairo;

Contagem – MG / Pr. Adriano Vasconcelos;

Maranhão – MA / Hemerson Silva;

Foz do Iguaçu – PR / Enio Coghetto;

Manaus – AM / Pr. John Costa;

Dias D’Avila – BA / Pr. Elias Araújo;

Itaboraí – RJ / Pr. Saulo Freire;

Caraguatatuba – SP / Pr. Wesley Nunes

 

La Serena – Chile / Pr. Rodrigo;

Dili – Timor Leste / Pr. Cid Cláudio;

Kupang – Indonésia / Carlos Wagner;

Bali – Indonésia / Éder Ramos;

Kumasi – Gana / Pr. Roberto;

Inglaterra / Pr. Lelmer Campos;

Santana do Livramento (Fronteira com Uruguai) / Ilson Wagner Brandão.

 

Além de mais de 25 igrejas em todos estes lugares e propostas para mais países e outras bases no Brasil nos próximos anos.

Dezoito anos de história e um alvo: fazer discípulos à imagem e semelhança de Cristo Jesus; moral e espiritualmente. Nossa meta não é forjar apenas um conhecedor da palavra, mas que as pessoas sejam atraídas por seu testemunho de vida, santidade e obediência a Deus. Nossa meta é forjar o seu caráter. Ensiná-lo a ser um servo de Cristo 100% santo e obediente. Um discípulo que dá fruto. Queremos formar obreiros capacitados para expandir o Reino de Jesus Cristo em qualquer circunstância.